BLOG

Morfológico de 1º trimestre

Morfológico de 1o trimestre - CEMMEFE

Exame realizado entre 11 semanas e 3 dias e 13 semanas e 6 dias, precisamente quando o bebê estiver medindo entre 45mm e 84mm de comprimento da cabeça à nádega. O exame pode ser realizado por via abdominal, entretanto algumas vezes pode ser complementado pela via transvaginal, que permite imagens de maior qualidade.

A translucência nucal (TN) será utilizada como principal indicador para dizer se o bebê possui risco alto ou baixo para ter alguma síndrome genética. Além da TN e do osso nasal, conforme a requisição do seu médico obstetra, outros marcadores poderão ser avaliados, dentre eles o fluxo do ducto venoso e das artérias uterinas.

Os objetivos deste exame são:

  • Confirmar a vitalidade fetal;
  • Datar com precisão a DPP, principalmente aqueles pacientes que será a primeira ultrassom, ou para aqueles que não lembram a data da última menstruação, ou com ciclos desregulados;
  • Avalia principalmente o risco de ser portador de Síndrome de Down e outras anomalias;
  • Diagnosticar algumas anomalias graves que podem ser identificadas nesta fase;
  • Com associação a outros exames, é possível identificar se a gestante terá pré-eclâmpsia precoce e possibilitar o tratamento;
  • Diagnosticar abortamentos.

Nesse exame, são avaliados a formação do tórax, coração fetal, abdômen fetal, e a formação dos membros inferiores e superiores do feto.

A maioria dos bebês são normais, qualquer gestante independente da idade pode ter um bebê com alguma anomalia. A Síndrome de Down, por exemplo, é uma alteração no número de cromossomos. Recomenda-se realizar entre 20 e 24 semanas de gestação o morfológico de 2º trimestre.

Compartilhar:

Veja também

Pré-eclâmpsia e hipertensão na gestação

Cordão Umbilical

Restrição fetal: entenda o que é

Cadastre-se e receba nossas dicas

Rua Manoel Furtado Neves, 420
Centro - São Mateus do Sul | PR

Horário de Atendimento
De segunda a sexta, das 8h às 18h

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Inscreva-se e ganhe um e-book!

Preencha o formulário a seguir e ganhe um e-book!

Masterclass - CEMMEFE