BLOG

Ultrassom transvaginal: o que é?

Ultrassom transvaginal - o que é - CEMMEFE

O ultrassom transvaginal (endovaginal) é um exame de diagnóstico que utiliza um pequeno aparelho, que é introduzido na vagina, e que produz ondas de som que depois são transformadas pelo computador em imagens dos órgãos internos, como útero, trompas de falópio, ovários, colo do útero e vagina.

Por meio das imagens produzidas por este exame, é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer ou até confirmar uma possível gravidez.

O exame de ultrassom não é doloroso, não emite radiação e produz imagens nítidas e detalhadas. Normalmente é um dos primeiros exames recomendados pelo ginecologista, quando é necessário avaliar a causa de alguma alteração no sistema reprodutor da mulher.

Para sua realização o transdutor é encapado por um preservativo que é coberto de gel, para facilitar a introdução dele no canal vaginal da paciente e sua movimentação pelo médico. A mulher fica somente com um avental na parte inferior do corpo, não há contra-indicação para quem está menstruada.

Se a mulher está grávida, o exame é seguro para mamãe e bebê, pois é um aparelho que emite ondas sonoras inaudíveis pelos seres humanos. O aparelho é introduzido em uma parte do colo, não trazendo risco ao bebê.

Compartilhar:

Veja também

Pré-eclâmpsia e hipertensão na gestação

Cordão Umbilical

Restrição fetal: entenda o que é

Cadastre-se e receba nossas dicas

Rua Manoel Furtado Neves, 420
Centro - São Mateus do Sul | PR

Horário de Atendimento
De segunda a sexta, das 8h às 18h

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Inscreva-se e ganhe um e-book!

Preencha o formulário a seguir e ganhe um e-book!

Masterclass - CEMMEFE