O ultrassom transvaginal (endovaginal) é um exame de diagnóstico que utiliza um pequeno aparelho, que é introduzido na vagina, e que produz ondas de som que depois são transformadas pelo computador em imagens dos órgãos internos, como útero, trompas de falópio, ovários, colo do útero e vagina.
Por meio das imagens produzidas por este exame, é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer ou até confirmar uma possível gravidez.
O exame de ultrassom não é doloroso, não emite radiação e produz imagens nítidas e detalhadas. Normalmente é um dos primeiros exames recomendados pelo ginecologista, quando é necessário avaliar a causa de alguma alteração no sistema reprodutor da mulher.
Para sua realização o transdutor é encapado por um preservativo que é coberto de gel, para facilitar a introdução dele no canal vaginal da paciente e sua movimentação pelo médico. A mulher fica somente com um avental na parte inferior do corpo, não há contra-indicação para quem está menstruada.
Se a mulher está grávida, o exame é seguro para mamãe e bebê, pois é um aparelho que emite ondas sonoras inaudíveis pelos seres humanos. O aparelho é introduzido em uma parte do colo, não trazendo risco ao bebê.
Compartilhar:
Horário de Atendimento
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade
Preencha o formulário a seguir e ganhe um e-book!