BLOG

Ultrassonografia de Abdômen Total

Ultrassonografia de Abdômen Total - CEMMEFE

Embora muitos não saibam, mas a Ultrassonografia tem fundamental importância na prevenção e diagnóstico de muitas doenças. Ela examina os órgãos internos do paciente com o uso de ondas sonoras de alta frequência, e quando o ultrassom é com Doppler, ainda é possível verificar o fluxo sanguíneo nos principais vasos.

É importante salientar que o exame de ultrassonografia não possui reações, contraindicações ou cuidados específicos após a sua realização, pois é um processo indolor, não invasivo e não utiliza radiação.

Desta forma, é possível:

  • diagnosticar a presença ou não de tumores, cistos, abscessos e outras massas no abdômen;
  • verificar ferimentos ou doença no fígado, na vesícula biliar, no baço, no pâncreas, nos rins ou outros órgãos dentro do abdome;
  • diagnosticar a causa da dor abdominal;
  • verificar pedras na vesícula biliar ou nos rins
  • avaliar o motivo do crescimento de um órgão interno;
  • verificar se há aneurisma presente na artéria aorta;
  • avaliar o estreitamento ou dilatação das artérias do abdômen;
  • diagnosticar algum dano no baço;
  • diagnosticar alguma doença do fígado ou pancreatite.

O preparo:

Na véspera do exame, fazer jejum de 8 horas. O jejum é necessário para possibilitar uma avaliação adequada da vesícula biliar. Após as horas de jejum, a vesícula estará cheia e, então, será possível verificar por meio da ultrassonografia as paredes e cálculos no seu interior.

O jejum também é fundamental para diminuir a quantidade de gás no intestino. Se houver muito gás, poderá impedir ou dificultar a caracterização de alguns órgãos, pois o gás reflete as ondas do ultrassom.

No dia do exame, a pessoa deve beber de 4 a 6 copos de água uma hora antes do exame e manter a bexiga cheia. A bexiga cheia é imprescindível para a avaliação correta de suas paredes e do seu conteúdo.

Como é realizado a Ultrassonografia?

Antes do exame em si, o médico fará uma breve avaliação do seu caso, junto com exames anteriores (se tiver) e demais informações. A ultrassonografia do abdômen total em si procede como as demais ultrassonografias: o médico aplica o gel sobre a região abdominal e utiliza o aparelho de ultrassom encostando na pele. Esse dispositivo transmite as imagens por meio das ondas de alta frequência, que são enviadas em direção aos órgãos internos. Assim, é possível visualizar na tela as imagens geradas. Durante o exame, pode ser necessário mudar de posição e segurar a respiração eventualmente também.

É importante ressaltar que há limitações na avaliação de ultrassom em pessoas obesas, pois há panículo adiposo mais espesso e menor condutibilidade das ondas sonoras.

O resultado do exame?

Na nossa clínica CEMMEFE, os laudos dos exames são entregues aos pacientes no mesmo dia, exceto em casos específicos que demandem mais tempo para a elaboração do resultado, como exames mais complexos ou que necessitem de comparações com exames anteriores.

Compartilhar:

Veja também

Pré-eclâmpsia e hipertensão na gestação

Cordão Umbilical

Restrição fetal: entenda o que é

Cadastre-se e receba nossas dicas

Rua Manoel Furtado Neves, 420
Centro - São Mateus do Sul | PR

Horário de Atendimento
De segunda a sexta, das 8h às 18h

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Inscreva-se e ganhe um e-book!

Preencha o formulário a seguir e ganhe um e-book!

Masterclass - CEMMEFE